Quantcast
Channel: Empreendedores Criativos » criatividade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Cinco assassinos da criatividade

$
0
0

Foto: openDemocracyO site de inovação 99U publicou artigo de Gregory Ciotti, responsável pelas estratégias de conteúdo da plataforma de suporte Help Scout, em que o executivo fala sobre cinco coisas que matam a criatividade.

“É importante reconhecer esses impedimentos, porque muitos são traiçoeiros e, pior, a maioria pode acontecer na fase de gestão, o que significa que podemos estar sufocando nossos trabalhadores criativos, mesmo sem perceber”, afirma.

Ciotti enumera os principais “assassinos” da criatividade, baseado em algumas informações de um estudo de Harvard disponível aqui.

Incompatibilidade de função

Como disse Einstein: “Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai viver a vida toda acreditando que é estúpido. ”

Colocar pessoas em funções diferentes do seu perfil é uma maneira infalível de matar a criatividade. Embora isso possa parecer uma preocupação gerencial, há conseqüências pessoais também. A pesquisa mostra que damos o nosso melhor quando estamos “ocupados” (e somos forçados até nossos limites), mas não somos apressados. No papel errado, podemos lutar para manter-se entusiasmados e viver em um estado constante de pânico opressor de boas ideias.

Restringir o objetivo

Embora a auto-restrição muitas vezes possa aumentar a criatividade, o estudo aponta que restrições externas são quase sempre uma coisa ruim para o pensamento criativo. Isso inclui o uso de linguagem sutil que impede a criatividade, tais como chefes alegando “nós fazemos as coisas de tal maneira aqui”, ou membros do grupo implicitamente comunicando que ideias novas não são bem-vindas.

Provisão estrita de incentivos

Mesmo que incentivos monetários e físicos sejam importantes para a criatividade, o estudo de Harvard revelou que os incentivos mentais são mais importantes, incluindo ter tempo suficiente.

Pessoas criativas reavaliam problemas com maior frequência do que um não-criativo. Isto significa que eles enxergam uma variedade de soluções a partir de um número de ângulos diferentes, e esta observação frequente de um projeto requer tempo.

Esta é uma das muitas razões pelas quais um criativo deve evitar trabalhos desnecessários, com um deadline curto, que exijam uma reflexão mais ampla. Além disso, quando nos deparamos com muitas restrições externas, passamos mais tempo procurando outros recursos do que propriamente criando.

Falta de diversidade social

Grupos homogêneos têm demonstrado maior êxito, mas existe um custo: eles são menos criativos. Isto também se aplica aos grupos sociais que você participa, então cuidado com estar cercado o tempo todo por pessoas muito semelhantes, você pode acabar em uma câmara de eco-criativo.

Desânimo / Falta de feedback positivo

É difícil continuar trabalhando em novas ideias quando você não recebeu  nenhum feedback positivo. Este sentimento é apoiado por pesquisas psicológicas que mostram que pessoas que  tem seu primeiro negócio são mais propensas a abandoná-lo na primeira vez que as coisas vão mal.

Pessoas criativas prosperam ao ver outros impactados por suas idéias. Sem feedback, sua motivação começa a murchar e morrer.

Fonte: 99U


Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Latest Images

Trending Articles





Latest Images